
Ensino Fundamental II
O período intermediário que integra a educação básica pressupõe um trabalho dinâmico que prioriza a formação do aluno autônomo, responsabilizando-o junto ao professor pelas ações educativas, desenvolvendo habilidades de análise, interpretação e síntese, estimulando-o a crescer em suas potencialidades.
Nesse período, a participação da família é imprescindível como suporte de orientação e construção da identidade do adolescente, promovendo, juntamente com a escola, uma parceria a fim de contribuir para seu desenvolvimento integral.
Proposta Pedagógica
O período intermediário que integra a educação básica pressupõe um trabalho dinâmico, que prioriza a formação do aluno autônomo, responsabilizando-o junto ao professor pelas ações educativas, desenvolvendo habilidades de análise, interpretação e síntese, estimulando-o a crescer em suas potencialidades.
Nesse período, a participação da família é imprescindível como suporte de orientação e construção da identidade do adolescente, promovendo juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir para seu desenvolvimento integral.
Disciplinas
- Português
- Matemática
- Geografia
- História
- Ciências
- Inglês e Espanhol
- Arte e Educação Física
Material Didático
Uma das tarefas fundamentais do material didático é incentivar o trabalho autônomo dos alunos, promovendo diálogos presenciais ou eletrônicos, estimulando a criatividade e o espírito de colaboração, efetuando questionamentos com o intuito de buscar:
- despertar o senso crítico;
- aperfeiçoar o uso das linguagens de maneira clara e precisa;
- melhorar a compreensão dos temas de estudo;
- aumentar a capacidade de aplicação dos temas em estudo na solução de problemas;
- relacionar áreas de conhecimento.
UMA NOVA ESCOLA – ETIP DIGITAL
O uso das novas tecnologias já faz parte da vida dessa nova geração. São os “ Nativos Digitais”. Através da PDA (Plataforma Digital de aprendizagem) Pitágoras e da Plataforma Google For Education, nossos alunos são conectados aos mais diversos materiais e aplicativos pedagógicos disponíveis para complementar as aulas presenciais, proporcionando interatividade, dinamismo e inovação às práticas pedagógicas presenciais.
Curso de Línguas Estrangeiras: ASP Idiomas
O uso das novas tecnologias já faz parte da vida dessa nova geração. São os “Nativos Digitais”. Através da PDA (Plataforma Digital de Aprendizagem) Pitágoras e da Plataforma Google For Education, nossos alunos são conectados aos mais diversos materiais e aplicativos pedagógicos disponíveis para complementar as aulas presenciais, proporcionando interatividade, dinamismo e inovação às práticas pedagógicas.
Diferencial
Gradativamente, os alunos do Ensino Fundamental são preparados para os desafios do Ensino Médio, participando, desde o 6º ano, de simulados que contemplam questões similares às de ENEM e vestibulares das principais universidades do Brasil.
Projetos Educacionais
O Centro Educacional ETIP é uma escola certificada pela UNESCO e participante do PEA (Programa de Escolas Associadas).
O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem com a ideia da cultura da paz. Por isso, o programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o do ano internacional proposto pela UNESCO ou, simplesmente, dirigidos à ampliação da consciência da cidadania, da defesa dos direitos humanos e da preservação do meio ambiente.
No Ensino Fundamental II, o desenvolvimento de projetos consiste em uma ferramenta pedagógica interdisciplinar que visa a desenvolver valores, atributos e conhecimentos necessários para a evolução dos processos individuais e coletivos.
Os projetos desenvolvidos oferecem aos alunos a oportunidade de vivenciarem, em etapas, o planejamento, execução e operacionalização das ações propostas. Os temas escolhidos contemplam todas as áreas de interesse do Ensino Fundamental, estimulando os conhecimentos e permitindo que se obtenham ótimos resultados na aprendizagem.
- PEA – UNESCO – Juntos pela cultura da paz;
- Leitura e produção textual;
- Valores humanos na escola – Nossas virtudes;
- Cidadania digital;
Saídas Pedagógicas
Buscando sempre levar nossos alunos a espaços externos em que se manifeste o conhecimento e, muitas vezes, a história e a cultura brasileira, os passeios pedagógicos objetivam comparar e confrontar, no mundo real, conteúdos apreendidos em sala de aula, sempre com acompanhamento e orientação de profissionais especializados em qualquer atividade extraclasse.
Atividades de Integração Entre Família e Escola
A participação ativa dos pais fortalece o elo de confiança entre família e escola. E para facilitar essa comunicação, a escola promove uma série de eventos pedagógicos durante o ano letivo: festa junina, mostra cultural, apresentação de ballet e dança, mostra teatral, festival de judô e karatê.
Horários
Observando-se que para os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos, em dias específicos, a saída ocorrerá às 11h55 (período matutino) e às 17h40 (período vespertino).
Atividades Extracurriculares (Modalidades Esportivas)
- 6º ao 9º ano: modalidades individuais (Karatê, Judô e Xadrez), modalidades coletivas (Futsal, Basquete e Vôlei);
- A escola oferece 1 (uma) modalidade individual e 1 (uma) coletiva + opção das modalidades artísticas.
- Participação em jogos escolares e campeonatos interclasses
- Modalidades Artísticas: aulas de ballet, dança e teatro.
Espaços de Múltiplas Linguagens
Com o intuito de desenvolver múltiplas inteligências e propiciar um ambiente agradável e prazeroso aos alunos, a escola oferece:
- sala de vivência;
- sala de judô e karatê;
- laboratório de ciências;
- laboratório de informática;
- quadra poliesportiva;
- Teatro;
- cantina escolar;
- biblioteca.
Para saber mais sobre a Ensino Fundamental ETIP, agende um horário pelo telefone (11) 4990-3395 e faça-nos uma visita.
Teremos um grande prazer em recebê-los.