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Normas de convivência para o ano letivo de 2021

“As normas de convivência são uma forma de organização social. Nas escolas, elas regulam nossas ações e tornam possível um ambiente saudável e prazeroso de convívio, favorecendo o entendimento e o cumprimento satisfatório dos compromissos escolares e das regras pré-estabelecidas”.

1) Horários de Aula:

Fundamental II Ensino Médio
Período da Manhã Período da Tarde Período da Manhã
Início das aulas às 7h30.

Término das aulas às 12h45*

Início das aulas às 13h15.

Término das aulas às 18h30*

Início das aulas às 7h30.

Término das aulas às 12h45.

 

(*em dias específicos, os alunos dos 6os, 7os e 8os anos sairão às 11h55).

 

(*em dias específicos, os alunos dos 6os, 7os e 8os anos sairão às 17h40).

 

2) Entrada e saída de alunos:

  • É importante que os alunos prestem atenção aos horários de entrada, intervalo e saída da escola. Na entrada, em caso de atraso, o aluno terá 10 minutos de tolerância; após esse período, poderá entrar somente na 2ª aula.
  • Os alunos poderão deixar a escola apenas com os responsáveis ou pessoas devidamente autorizadas por escrito, não podendo sair com pessoas estranhas ou parentes sem autorização.
  • Em caso de emergência, a autorização deverá ser feita por escrito ou enviada por e-mail para a Equipe Pedagógica com nome completo e número do RG do responsável por retirar o aluno naquela data.

3) Uniforme:

  • O uso diário do uniforme visa à praticidade, economia, identificação e segurança. O uso completo do uniforme é de caráter obrigatório: calça ou bermuda, camiseta, blusão, meia da escola e tênis. Além disso, todas as peças de roupas devem ser devidamente identificadas.
  • Não é permitido o uso de bonés, toucas, chinelos, sandálias, botas, crocs, adereços extravagantes e customizações de camisetas.
  • Para as aulas de Educação Física, o aluno também deverá estar devidamente uniformizado. É importante o uso de calçados adequados e não é permitido o uso de brincos grandes, correntes, pulseiras e qualquer objeto que gere insegurança aos alunos.
  • Nas aulas de laboratório, o uso de avental é obrigatório bem como o sapato fechado.

4) Aulas presenciais – Material escolar:

  • É obrigação de o aluno trazer seu material para o uso em sala de aula todos os dias: livros didáticos, cadernos, dicionários das respectivas disciplinas, canetas, lápis, borracha, entre outros.
  • É aconselhável que o aluno verifique tarefas e estojo diariamente, confira o horário das aulas do dia e organize adequadamente seus pertences.
  • O material didático utilizado pelo Centro Educacional ETIP MASTER como apoio pedagógico é o da Rede Pitágoras. Os livros são entregues pela Coordenação Pedagógica para os alunos nos primeiros dias de aula.

5) PDA – Plataforma Digital Pitágoras

  • Todos os alunos matriculados dispõe do acesso à Plataforma Digital de Aprendizagem Pitágoras através do site: pdaredepitágoras.com.br.
  • Além da Sala de Aula online, o ambiente virtual de aprendizagem traz um vasto acervo de conteúdos e recursos digitais como videoaulas, materiais didáticos e complementares, jogos educativos, laboratórios virtuais, autotestes, simulados e entre outros.
  • A conta institucional do Google permite aos alunos acesso irrestrito a aplicativos de documentos, planilhas, apresentações, desenhos e agenda, que facilitam a realização de atividades solicitadas pelos professores.

6) Aulas remotas – Plurall Sala de Aula

  • Aulas: As aulas online são realizadas através do aplicativo Google Meet. Ao matricularem-se, todos os alunos têm à disposição uma conta institucional que permite o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas.
  • Horário: A presença em todas as aulas é obrigatória. O aluno deve estar presente no início da aula e participar ativamente até o final. Diariamente, os professores farão controle de frequência.
  • Uniforme: O uso do uniforme é recomendável. Quando não for possível, recomendamos uma vestimenta confortável como o uso de uma camiseta e de calças ou shorts.
  • Câmera e microfone: É obrigatório que a câmera e o microfone estejam ligados durante as aulas remotas. Os alunos que insistirem em manter os aparelhos desligados serão advertidos e os responsáveis serão contatados.
  • Material didático: Todo o material do dia (livros, cadernos, agenda) deverá estar de fácil acesso e, preferencialmente, deverá ser preparado no dia anterior.
  • Equipamentos: Os equipamentos utilizados durante a aula – computador, tablete ou celular – devem estar prontos para o uso. Certifique-se de que estejam carregados e em perfeito funcionamento antes do início da aula.
  • Internet: É recomendável a contratação de um plano de dados que permita acesso satisfatório à Internet. Casos particulares de acesso restrito ao ambiente virtual e queda de conexão ou energia durante as aulas deverão ser comunicados imediatamente pelos responsáveis à Orientação Pedagógica.
  • Respeite o horário do intervalo: Respeite os horários destinados ao intervalo. Não se distraia fazendo lanches demorados ou outras atividades alheias à aula.
  • Durante as aulas: Participe, pergunte, interaja com seus colegas e professores. Aguarde o momento certo para falar e converse somente assuntos pertinentes à aula. O chat é um excelente recurso para interação com outros colegas e professores desde que usado apropriadamente. Todo o conteúdo escrito no bate-papo é gravado e, se usado de forma indevida, poderá ser bloqueado pelo professor.
  • Convivio social: Respeite seus colegas de classes. Não faça brincadeiras indevidas, não ofenda ou cause constrangimentos a um colega. Mesmo à distância, é obrigação do aluno manter uma postura adequada.
  • Imagens e gravações: Não é permitido o uso de imagens de alunos e professores sem autorização prévia. Além disso, não é permitido compartilhar materiais disponibilizados pelos professores ou gravações das aulas fora do Google Sala de Aula. O uso indevido destas ferramentas poderá, inclusive, acarretar em medidas judiciais.

7) Agenda:

  • No decorrer do ano letivo, a comunicação entre a escola e familiares será feita através de informativos e bilhetes no site, por e-mail e na agenda eletrônica, que deverá ser mantida na mochila todos os dias.
  • Observações pontuais sobre os alunos e demais informações deverão ser solicitadas via agenda sempre que necessário. Solicitamos que os responsáveis verifiquem e assinem diariamente a agenda.

8) Rotina escolar e tarefas:

  • Mantenha uma rotina de estudos em casa: busque materiais de apoio, pesquise em fontes confiáveis e desperte novas formas de aprendizagem. Os estudos devem ser diários e contínuos.
  • A tarefa de casa é uma prática da rotina escolar para fixação de conteúdo e ampliação do conhecimento, e um momento de autonomia do aluno. É fundamental o acompanhamento e incentivo desta prática escolar. Além disso, as eventuais dúvidas devem ser comunicadas aos professores imediatamente.
  • O registro da tarefa de casa é de obrigação única e exclusiva do aluno. No entanto, diariamente as tarefas são postadas no site da escola para contribuir com a organização dos alunos e comunicação com os responsáveis.
  • Não é permitida a entrega de trabalhos e atividades avaliativas na portaria da escola.

9) Convívio social no ambiente escolar:

  • Respeite os colegas, professores e funcionários da escola.
  • Evite o uso de palavras inadequadas no ambiente escolar.
  • Chame os colegas e professores pelo nome e nunca por apelidos.
  • Não interrompa o andamento da aula com saídas desnecessárias.
  • Permaneça na sala de aula durante a troca de professor.
  • Não é permitido comer em sala de aula: doces, pães, bolachas, salgadinhos, mascar chicletes, chupar balas e pirulitos, beber suco e/ou refrigerante e entre outros.
  • Não é permitido usar em sala de aula: celulares, máquina fotográfica, MP3, MP4, Ipod, jogos eletrônicos ou similares. O celular e demais aparelhos eletrônicos não fazem parte da lista de material e, portanto, deverão permanecer desligados durante a aula. Caso seja utilizado sem prévia autorização, os aparelhos serão retidos, encaminhados à Coordenação Pedagógica e, posteriormente, retirados somente pelos responsáveis.
  • O uso do celular será permitido durante a aula somente mediante orientação do professor e com caráter pedagógico.

10) Professores tutores:

  • Toda turma estará sob a supervisão de um professor-tutor responsável por acompanhar os alunos durante o ano letivo e intermediar possíveis situações de conflitos.
  • Qualquer assunto pertinente à classe deverá ser levado, primeiramente, ao professor-tutor, por um aluno que represente a turma. Na ausência deste, o aluno representante deverá procurar a Orientação Pedagógica.

11) Semana de Provas Oficiais:

  • As provas oficiais são organizadas em período previsto em calendário específico para cada turma. A coordenação pedagógica divulgará as datas oficiais de cada trimestre com antecedência através da agenda do aluno e site da escola.
  • A prova oficial é aplicada pelo professor da disciplina e elaborada com base nos conteúdos essenciais trabalhados em sala de aula.
  • Em dias de avaliações, se houver comunicação entre alunos durante a realização das atividades, os alunos serão advertidos verbalmente e, caso persista a comunicação, a avaliação será recolhida pelo professor e o aluno ficará com nota zero (0).

Regulamento Interno

12) Reposição de Provas e Atividades:

  • A reposição das provas oficiais deverá ser solicitada, pelo aluno ou seu responsável, na Coordenação Pedagógica, em até 48 horas após a avaliação oficial.
  • O aluno tem direito à reposição, quando justificado, por escrito, sua ausência (via atestado médico, de óbito familiar, boletim de ocorrência ou comprovante de pagamento).

13) Recuperação Paralela:

  • A O aluno que não alcançar média (7,0) em alguma disciplina, no 1º, 2º e 3º trimestres, deverá participar da Recuperação Paralela. Após a realização das provas oficiais, serão ministradas pelos professores aulas específicas, que visam resgatar os conteúdos não assimilados e/ou elucidar dúvidas em relação aos conteúdos desenvolvimentos durante o trimestre.

14) Compensações de Ausências:

  • A compensação de ausência é obrigatória, caso o aluno ultrapasse o limite preciso de 25% das aulas dadas. Ao final de cada trimestre, alunos e familiares devem verificar o registro de ausências no boletim e solicitar as devidas compensações.

15) Cálculo da Média Anual:

  • O cálculo da média anual é representado pela fórmula abaixo descrita, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), considerando-se até a 1ª casa decimal, sem arredondamento.

NF = (T1) + 2.(T2) + 2.(T3) = 5

Entendendo:

NF: Nota final

T1: 1º trimestre – com peso 1

T2: 2º trimestre – com peso 2

T3: 3º trimestre – com peso 2

Somando-se e dividindo por 5

  • Em cada disciplina, o aluno deverá obter como média final a nota 7,0 (sete) para ser considerado aprovado. Caso a nota seja menor que sete, o aluno estará em processo de recuperação final.

16) Recuperação final:

  • No período de recuperação final, o aluno terá direito a aulas para revisão de conteúdo, realização de atividades avaliativas e esclarecimento de dúvidas. Ao final desse período, haverá uma prova oficial de recuperação.

17) Medicamentos e doenças:

  • Nos casos em que o aluno necessite ser medicado na escola, a medicação deve ser enviada juntamente com a receita médica recente, informando a dosagem a ser ministrada. De forma alguma, ministraremos medicamentos sem a receita médica e a devida autorização do responsável.
  • Em caso de febre na escola, a família deverá buscar o aluno imediatamente. A escola não se responsabilizará caso os responsáveis não compareçam no tempo máximo de quarenta minutos.
  • O aluno com suspeita ou diagnóstico de doenças infectocontagiosas deverá permanecer em casa e regressar à escola com atestado médico. Em caso de acidentes, a direção comunicará aos familiares e tomará as devidas providências.

18) Aniversários:

  • Não é permitido aos alunos comemorar aniversário na escola, exceto aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

19) Excursões Pedagógicas e Eventos Escolares:

  • Os familiares serão avisados com antecedência sobre as atividades de excursões pedagógicas (valores e demais detalhes da atividade), sendo de extrema importância a participação de todos os alunos, pois se tratam de atividades diferenciadas com caráter pedagógico.
  • É importante destacar que são considerados eventos escolares: dinâmicas práticas, projetos, atividades esportivas e comemorativas entre outros.

20) Setor de Atendimento ao aluno:

  • O aluno somente poderá dirigir-se ao setor de Atendimento ao aluno no horário de entrada, intervalo ou saída, salvo mal-estar ou problema de saúde.
  • Encontra-se à disposição dos familiares e dos alunos, no Atendimento ao Aluno, uma caixa de objetos perdidos e achados para que seja feita a identificação quando necessária.

21) Alunos Bolsistas:

  • Todo aluno bolsista deverá representar a escola em eventos, manter a nota de acordo com a média escolar que consta no Regulamento do Bolsista, e nunca envolver-se em casos indisciplinares. Estas são condições básicas para a manutenção do desconto concedido ou manutenção da bolsa de estudos.

22) Equipe Pedagógica:

Diretora Pedagógica: Prof.ª Rosangela Santos (rosangelasantos@etip.com.br)

Coordenadora Pedagógica: Prof.ª Elisabeth Frias Moreno (beth.etip@gmail.com)

Orientadora Educacional: Profª Miriam Cristina Santos Salles (miriam.etip@gmail.com)

Atendimento ao aluno: Prof Leila Marin

(leila.etip@gmail.com)

23) Redes Sociais:

Site: http://etiplinojardim.com.br/

Instagram: etiplinojardim

Facebook: Centro Educacional ETIP MASTER